quarta-feira, 6 de agosto de 2008

ECO CIRCULAR

Você já parou para pensar para onde vai todo o lixo do Planeta?


E o da sua cidade, seu Estado? Com certeza está mais próximo da gente. E isso significa que devemos começar a nos preocupar, porque um dia os aterros sanitários não comportarão mais. E a contaminação dos solos, que já contece nas redondezas, irá a longo prazo nos afetar, afinal nossa alimentação provém da terra né? E não só a terra como os rios e mares... a água que bebemos já está afetada. Sem falar que a ONU previu que em 2050 a água no planeta estará drasticamente reduzida! Mas estamos no Brasil, ninguém acredita que chegará aqui a falta d`àgua... Tivemos o racionamento de energia em 2001 e pelo visto só aprendemos a economizar energia quando a coisa apertou. E a água? Será que ainda não é notório que um dia faltará? Nossas gerações futuras sentirão isso na pele...Mas enquanto isso, como está longe da gente, vamos contribuindo com o desperdício, deixando o chuveiro ligado e torneiras pingando sem parar... NÃO!!

Na Inglaterra há décadas a água já é reciclada, a mesma água da privada é aquela que, devidamente tratada, sái do chuveiro e da pia da cozinha, a qual é própria para se beber. O Japão já é líder mundial no quisito reciclagem e além do lixo, a água que é usada para lavar louças e tomar banho é reaproveitada num compartimento para dar descarga...E acredite existem duas modalidades de descarga : “A para o número 1 e para o número 2” – O que parece piada e utopia é a realidade, a consciência de que o futuro é o agora, e que devemos fazer a nossa parte!
No Brasil muito se fala, e poucos fazem. Mas esses poucos deixam acessa a mensagem de que a Terra pede socorro.
Somos líderes mundiais na reciclagem de latas de alumínio ( 95% de reciclagem) mas devemos nos conscientizar que Lixo como Papel, vidro e plástico, também devem ser separados para a coleta seletiva. Afinal com essa consciência (mesmo que você ainda seja o único no seu andar, no seu prédio, no seu bairro...) estará contribuindo efetivamente! No Brasil, são 88 milhões de toneladas de lixo por ano, ou 470 quilos por habitante!!! Então VOCÊ fazendo a sua parte já são menos 470 quilos de lixo no planeta!!!! Agora multiplique isso por 10, por 100, por 1000...
Globo repórteres não cansam em mostrar as maravilhas obtidas com materiais reciclados. Coisas que você não imagina!!! Papel reciclado é a coisa mais bela, e ainda ecologicamente correta pois menos uma árvore foi arrancada...E o desmatamento da Amazônia e em outras florestas brasileiras respondem por 75% do dióxido de carbono (CO2) lançado pelo país na atmosfera.

E para quem não sabe o papel reciclado é aquele limpo, só usado de caneta e impressos...Pode ficar tranquilo que papel de nariz e outros dejetos (ha ha ha) não irão para a reciclagem!

Aterros sanitários representam a maior fonte de metano produzido pelo homem. A cada ano, 7 milhões de toneladas de metano vão parar na atmosfera.

Com todas essas informações – se você chegou até aqui e leu atentamente- percebe que a reciclagem é a solução sim! Então não espere mais...acostume-se a essa realidade e treine o hábito de separar seu lixo. Deixe um saco para papel (limpo ok? Não entra os papéis laminados de biscoito cream cracker por exemplo e nem os guardanapos com molho de tomate e os de banheiro), outro saco para plásticos em geral (além de embalagens duras separe os saquinhos de bala e etc!), outro para vidros e outro para metais e alumínio como latas de nescau e creme de leite...E coloque com um papelzinho escrito PAPEL, VIDRO etc .
Se seu prédio ainda não tem coleta seletiva, fale com seu síndico...lingue para a Comlurb e se nada disso adiantar leve vc mesmo seu lixo na Comlurb!

Tempo de decomposição de Materiais


Material Tempo de Degradação



Aço Mais de 100 anos
Alumínio 200 a 500 anos
Cerâmica Indeterminado
Chicletes 5 anos
Cordas de Nylon 30 anos
Embalagens Longa Vida Até 100 anos (Alumínio)
Embalagens Pet Mais de 100 anos
Esponjas Indeterminado
Filtros de cigarro 5 anos
Isopor Indeterminado
Louças Indeterminado
Luvas de Borracha Indeterminado
Metais (Componentes de equipamentos) Cerca de 450 anos
Papel e papelão Cerca de 6 meses
Plásticos (embalagens, equipamentos) Até 450 anos
Pneus Indeterminado
Sacos e sacolas plástica Mais de 100 anos
Vidros Indeterminado


E agora um ítem que talvez você nunca tenha parado para pensar... O óleo de Cozinha!
Acho que a maioria de nós sabe que não se deve jogar óleo de cozinha na pia, porém as pessoas alegam que não sabem o que fazer com o óleo usado. Então, o óleo acaba mesmo no ralo da pia, no esgoto e finalmente nos rios, sufocando os peixes, acabando com um delicado equilíbrio que mantém vivos os rios...

Existe no Rio de Janeiro, uma cooperativa "disque óleo vegetal" tels. 21 2260.3326 /7827.9446 Caio / 7827.9449.Welligton. Eles colhem o óleo e gordura de todo tipo em residências e restaurantes. NÃO CUSTA NADA!

Junte 3 garrafas PET de 2 litros cada e pronto, eles já pegam na sua casa!

E eles pagam R$ 0,30 o litro se a quantidade for superior a 50 Lts.


É uma boa idéia para os Condomínios implantarem a coleta de óleo e reverterem os trocadinhos para as pequenas despesas. Serve também para igrejas, cujos membros podem doar o óleo usado e o dinheirinho reverter para as despesas básicas.
PEDIMOS que além da coleta seletiva tradicional você comece também a separar o óleo usado em garrafas PET de 2 litros. Deixe no cantinho da lixeira. Os funcionários se encarregarão em separar e será recolhido pelo Disque Óleo Vegetal. Além de ajudar o meio ambiente ainda se reverterá em Dinheiro para o Condomínio. E o óleo reciclado vira além de sabão e detergente, até mesmo shampoo e creme para o cabelo, doado em hospitais...

PARA ONDE VAI O ÓLEO ?

O óleo usado que jogaríamos em nossas caixas de gordura, vai para a Fábrica de Sabão Neutral que, por um processo de decantação, separa os resíduosdo óleo e reaproveita para fazer sabão. Outras fábricas no Brasil, já fazem o mesmo e têm parcerias com restaurantes, escolas, hospitais, etc. O óleo serve para fazer sabão, shampoo e outros cremes de cabelo. Peço então, aos amigos que colaborem, repassando essa notíciae principalmente ligando para lá, ao invés de jogarem o óleo no solo (que contaminará, certamente, lençóis freáticos) ou na pia (que entupiráo esgoto e, fatalmente, matará os rios definitivamente).
Atitudes ecológicas não precisam ser difíceis e caras.
Não poluir os rios e mares deveria ser uma prática habitual em nossas vidas, assim como levar nosso lixo da praia para casa, ou para uma lixeira próxima...Ou até mesmo deixar seu lixinho no bolso ou no carro e NUNCA jamais jogar na rua, afinal com as chuvas bueiros ficarão entupidos... e a cidade suja...
Não quero esperar que o senhor Bush assine finalmente o protocolo de Kyoto!
Eu quero fazer a minha parte. Façamos juntos!!!



Como essa "Carta ecológica" partiu de uma idéia de ser uma CIRCULAR para os condôminos do meu prédio, na mesma fiz o pedido e também o direcionamento da coleta seletiva como abaixo. Mas você querendo usar o texto e fazer o mesmo no seu condomínio, veja com o seu síndico qual seria o melhor procedimento e faça a alteração ok. O telefone da Cooperativa que pega a coleta seletiva no seu prédio e PAGA por isso (o que pode ser revertido para obras no seu condomínio) é:

Cooper Norte (Apoio Comlurb-Prefeitura)
Av. Marcechal Rondon 2204
Tel: 2241 1440/ 9161 8393 / Telefax: 2218 5111 Sr. Salvador.

A Circular (que vc pode usar de molde) é assim:


No Brasil, são 88 milhões de toneladas de lixo por ano, ou 470 quilos por habitante!!! Então VOCÊ fazendo a sua parte já são menos 470 quilos de lixo no planeta!!!! A Reciclagem é a solução!!Não espere mais...acostume-se a essa realidade e treine o hábito de separar seu lixo. Deixe um saco para papel (limpo ok? Não entra os papéis laminados de biscoito cream cracker por exemplo e nem os guardanapos com molho de tomate e os de banheiro), outro saco para plásticos em geral (além de embalagens duras separe os saquinhos de bala, de farinha e etc!), outro para vidros e outro para metais e alumínio como latas de nescau e creme de leite...E coloque com um papelzinho escrito PAPEL, VIDRO etc e deixe no cantinho da lixeira no seu andar!
PEDIMOS que além da coleta seletiva tradicional você comece também a separar o óleo usado em garrafas PET de 2 litros. Deixe no cantinho da lixeira. Os funcionários se encarregarão em separar e será recolhido pelo Disque Óleo Vegetal. Além de ajudar o meio ambiente ainda se reverterá em Dinheiro para o Condomínio. E o óleo reciclado vira além de sabão e detergente, até mesmo shampoo e creme para o cabelo, doado em hospitais...E o principal, não polui o ambiente! Apenas 1 litro de óleo jogado nos ralos, pias e vasos sanitários vão para os lençóis freáticos, rios e mares e contaminam 1 milhão de litros de água! E entopem as caixas de gordura e fossas do condomínio, o que seria uma grande economia na limpeza.

PARA ONDE VAI O ÓLEO ?

O óleo usado que jogaríamos em nossas caixas de gordura, vai para a Fábrica de Sabão Neutral que, por um processo de decantação, separa os resíduosdo óleo e reaproveita para fazer sabão. Outras fábricas no Brasil, já fazem o mesmo e têm parcerias com restaurantes, escolas, hospitais, etc. O óleo serve para fazer sabão, shampoo e outros cremes de cabelo. Peço então, aos amigos que colaborem, repassando essa notícia e principalmente ligando para lá, ao invés de jogarem o óleo no solo (que contaminará, certamente, lençóis freáticos) ou na pia (que entupiráo esgoto e, fatalmente, matará os rios definitivamente).

Atitudes ecológicas não precisam ser difíceis e caras.

Não poluir os rios e mares deveria ser uma prática habitual em nossas vidas, assim como levar nosso lixo da praia para casa, ou para uma lixeira próxima...Ou até mesmo deixar seu lixinho no bolso ou no carro e NUNCA jamais jogar na rua, afinal com as chuvas bueiros ficarão entupidos... e a cidade suja...
Não quero esperar que o senhor Bush assine finalmente o protocolo de Kyoto!

Eu quero fazer a minha parte. Façamos juntos!!!

Existe no Rio de Janeiro, uma cooperativa "disque óleo vegetal" tels. 21 2260.3326 /7827.9446 Caio / 7827.9449.Welligton. Eles colhem o óleo e gordura de todo tipo em residências e restaurantes. NÃO CUSTA NADA!

Junte 3 garrafas PET de 2 litros cada e pronto, eles já pegam na sua casa!

E eles pagam R$ 0,30 o litro se a quantidade for superior a 50 Lts.


É uma boa idéia para os Condomínios implantarem a coleta de óleo e reverterem os trocadinhos para as pequenas despesas. Serve também para igrejas, cujos membros podem doar o óleo usado e o dinheirinho reverter para as despesas básicas.

PEDIMOS que além da coleta seletiva tradicional você comece também a separar o óleo usado em garrafas PET de 2 litros. Deixe no cantinho da lixeira. Os funcionários se encarregarão em separar e será recolhido pelo Disque Óleo Vegetal. Além de ajudar o meio ambiente ainda se reverterá em Dinheiro para o Condomínio. E o óleo reciclado vira além de sabão e detergente, até mesmo shampoo e creme para o cabelo, doado em hospitais...


PS: Texto que inspirou o vídeo que fiz.


Sites de pesquisa: INPA- Instituto Nacional de Prservação Ambiental www.inpa.org.br
www.uniagua.org.br

Grata pela atenção e cooperação,
Karyne
Meu Blog na web: www.verdebrasil.blogspot.com
Sites de pesquisa: INPA- Instituto Nacional de Prservação Ambiental www.inpa.org.br
www.uniagua.org.br

Nenhum comentário: