segunda-feira, 15 de outubro de 2007

RESPOSTA DO VEREADOR DE PIRACICABA A MIM- MANIFESTO CONTRA CIRCO HEDIONDO (Circo Stankowich).

Caríssima Karyne.

Agradeço, sensibilizado, suas bondosas palavras que contribuem para que se mantenha acesa a chama do nosso entusiasmo na defesa daqueles que não tem voz.
Confesso que não entendi a razão daquela tendenciosa reportagem. Será que o objetivo foi atingir o meu trabalho legislativo? Espero que não. Tenho recebido alguns ataques injustos em virtude da nossa ferrenha luta contra as queimadas nos canaviais. Não só pelo prejuízo financeiro e pelos maleféfícios causados à saúde à população mas, também, pela agressão ao ambiente e pelos crimes perpetuados contra as aves e animais indefesos. A única coisa que o jornalista Romualdo conseguiu foi mostrar que estamos no caminho certo. Se ele está do lado daqueles que não desejam a minha reeleição, felizmente, deu com os burros n´água. Vamos continuar lutando. Muitíssimo obrigado pelo apoio manifestado. Capitão Gomes - vereador - Piracicaba/SP.


SEGUNDO EMAIL EM REPOSTA A ESSE ACIMA:

Caríssima Karyne.

Novamente, agradeço suas bondosas palavras. A respeito do Partido, tenho dito que, se partido fosse bom não seria partido, seria inteiro. Parece piada, mas não é. Todos tem as suas mazelas e as suas virtudes. O meu, nem é bom falar. Há 10 anos, sou presidente da Executiva Municipal do Partido Progressista. Foi o partido que me acolheu. Como bom militar que fui, não tenho o hábito de abandonar as trincheiras. Quanto ao projeto das sacolas oxi-biodegradáveis tenho um projeto nesse sentido que foi aprovado nesta Casa de Leis e já foi sancionado pelo Pref Municipal. Portanto, é Lei Municipal. Estamos aguardando a sua regulamentação pelo Sr Pref Mun. Editamos uma cartinha sobre Dicas de Segurança (Dicas que podem salvar a sua vida e a vida da sua família), onde orientamos a população para que se precavenha das ações da marginalidade (informe o seu endereço que remeterei uma para você). Quanto ao óleo de cozinha: temos um outro bom vereador, Prof Euclides, que tem um excelente trabalho nesse sentido. Fiquei muito feliz em receber a sua mensagem. Um agradecido e fraterno abraço, do Capitão Gomes - vereador - Piracicaba / SP



Meu email original: (Enviado ao Vereador, ao dono do Circo e ao jornalista imparcial)

Subject: MATÉRIA DO JORNALISTA ROMUALDO NO "A TRIBUNA" de Piracicba sobre o Circo Stankowich.


Prezado Srs,

Venho por meio desta mostrar meu profundo entristecimento e indignação como ser humano e cidadã brasileira quanto a MATÉRIA DO JORNALISTA ROMUALDO NO "A TRIBUNA" de Piracicba sobre o Circo Stankowich.
Não precisa ter um pouco mais de compaixão do que a massa em geral para avaliar a situação degradante e perversa que os animais desse circo sofrem. Não apenas explorados e maltratados enquanto úteis no "trabalho" , depois são abandonados como casca de banana no lixo. Mas estamos falando de vidas, de animais que são parte do meio ambiente, que é um direito de todos, assegurado na Constituição Federal.

O Circo Stankowich não só viola os direitos dos animais como agride o meio ambiente fazendo isso. E não pode ficar impune! Esse mesmo jornalista deveria responder criminalmente por isso pois está propagando a violência contra os animais ao incentivar a continuidade desse crime por parte do circo!

Parabéns ao vereador Capitão Carlos Gomes Garcia que está honrando o posto que lhe foi dado pela população de Piracicaba e que mostra um caráter digno de ser humano racional, que tem compaixão pelos animais e faz valer a justiça, mesmo que contrária aos interesses pecuniários, que infelizmente nesse planeta são a base de tudo. Mas existe a Justiça Divina e pode ter certeza que desta ninguém escapa.

Se o seu Romualdo fosse um condenado à prisão perpétua numa jaula estreita, com as unhas e dentes arrancados, a perna presa numa algema de aço, longe de casa, da família e da humanidade, (mesmo que bem alimentado, o que os antecedentes tornam duvidoso no Stankowich) será que ele ainda poderia "se divertir" ?



Grata,



Karyne

Rio de Janeiro- Bacharel em Relações Internacionais, estudante de Direito e ativista de meio ambiente, direitos humanos e dos animais.

SEGUNDO EMAIL EM RESPOSTA

Caríssimo Vereador


Fico feliz em receber sua resposta! Que bom que existem políticos como o sr.
Se fosse do Rio teria meu voto. Sempre procuro votar naqueles que defendem essas causas ambientais e dos animais. E que tem peito para isso! Parabéns!!
Eu também penso em entrar para a política quem sabe, partido verde, justamente por idealizar demais, achar que o Brasil precisa de pessoas sérias, honestas e com vontade de agir, doa a quem doer. Eu sou assim.
Com certeza esse jornalista está trabalhando a favor de outros interesses e não os da verdade e justiça. Não deixe nunca que coisas assim o afaste do caminho do bem.
Mas infelizmente interesses econômicos irão sempre se sobrepor ao que é certo. Veja o Projeto de Lei 534-07 das sacolas oxiobiodegradáveis que forma aprovadas em 3 turnos em SP e o Serra vetou. Pq será??? Com certeza ele foi impelido pela indústria do plástico, e com certeza se deixou vender por isso. Não sei se o sr é do partido dele - qual é o seu por falar nisso?- mas penso que ele errou feio ao vetar uma lei que só ajudaria ao meio ambiente. Não tratava-se de abolir as sacolas plásticas, mas de em um ano incentivar sua diminuição usando material reciclado - 20% apenas. Se o país gasta 15 milhões de reais por ano na dragagem de rios e mares para despoluir essas pragas de sacolas plásticas, que levam de 300 a 500 anos para se decompor, pq não pensar em diminuí-las?? Mesmo pq a técnica usada nesse material oxi biodegradavel é usar o plástico e durante sua fabricação colocar substâncias que alteram sua decomposição. Na verdade nem é algo 100% ecológico como as fibras de milho e cana , são sacolas que vão poluir do mesmo jeito com o pó degradado, mas que pelo menos não entupiriam mais varzeas e esgotos...tendo o tempo de decomposição drasticamente reduzido para até 18 meses.
Qdo a gente vê coisas assim, que são para o bem comum, sendo vetadas, vemos que com certeza alguns políticos estão a favor de seus interesses pessoais e não daqueles que lhe deram o temporário poder para nos representar. Que diabos de representação é essa??
O senhor que é dos meus poderia quem sabe implementar em Piracicaba esse Projeto de Lei dessas sacolas oxibiodegradaveis. Também poderia ser o primeiro municipio no país a ter leis serveras de meio ambiente. O Sr sabia que na África do Sul, Bangladesh e Índia quem joga sacola plástica no meio ambiente é preso? Ou então paga multas altissimas como em Taiwan onde paga-se até $8.600 dólares americanos para as lojas.
Tem vários países que levam à sério o meio ambiente! Tipo coleta seletiva, fazer ser lei o uso delas em prédios de condomínios e vilas. O sr sabia que cada brasileiro produz 470 kg de lixo ao ano?? CADA UM DE NÒS! Então se eu fizer á minha parte já são menos 470 kg na natureza. Agora multiplique isso por 10, 100, 1000...
Penso que diante da conscientização global que estamos tendo, é natural o Governo começar a exigir a cooperação da população, pq de nada adianta gastar 15 milhoes com dragagem de rios e mares (paleativamente) se as pessoas continuarem a jogar lixo nos rios e o pior, a não separar o que pode ser reciclado. Penso que vcs podem exigir essa cooperação da população, mas antes dar educação ambiental. Não estou falando de escolas e salas de aulas, mas sim de meios de comunicação. O Ministro do Meio ambiente de vcs falar em rede essas informações. Assim como no Rio temos cursos da polícia para os porteiros dos prédios (tocante à segurança) vcs poderiam implementar cursos assim para os condomínios. Eu mesma dei uma palestra informal aqui no meu prédio para os funcionários da limpeza e redigi a Circular sobre coleta seletiva e de óleo de cozinha- para todos os moradores separarem. Isso devereia virar lei, todos fazerem sua parte, para mais lixo ser aproveitado na reciclagem e menos irem para os aterros, levando anos à fio para se decompor e o pior, contaminando os lençóis freaticos e a água que bebemos, e o solo é claro. Menos àrvores seriam abatidas para a indústria do papel e mais energia seria poupada com isso td. Enfim o meio ambiente e o Brasil lucraria. MAs eh calro que no inicio deveria haver algum incentivo para isso...de repente a construção de algum centro comunitário com o $ da economia que o municpio geraria com esse trabalho conjunto da população.
Outra coisa que não poderia faltar de falar : OLEO de cozinha, que 1 litro jogado no ralo ou privada polui 1 milhão de litros de água. Além de entupir as fossas de gorduras dos prédio e casas- o que já geraria uma economia. Mesmo as pessoas separando em garrafas pet e sendo levadas para os aterros, assim mesmo polui os lençóis freáticos pq são jogadas no solo. Aqui no Rio temos o Disque Oleo Vegetal, o óleo eh encaminhado e vira sabão...e acima de 30 litros eles pagam 0,30 o litro, e pegam nas residências a partir de 6 litros, de graça. Esse óleo recolhido com certeza geraria muito dinheiro para Piracicaba...e deixaria de poluir a natureza.

Eu sou cheia de idéias.... Faço minha parte no meu blog ativista divulgando sempre por email e falando com professores....Mas seria muiito bom que politicos sérios quisessem aderir à causa.
Se o sr conseguir fazer isso td aí pode ter certeza que ganhará o apoio de tda a população, não só de Piracicaba...mas quem sabe o Cosmos não concilia e o sr entra p a História né?

Bom é isso. Desculpe tomar seu tempo!

Obrigada
Karyne

Nenhum comentário: