domingo, 23 de setembro de 2007

SACOS PLÁSTICOS x SACOLAS OXI-BIODEGRADÁVEIS


Vcs sabiam que por minuto no mundo são fabricadas 1 milhão de sacolas plásticas? E 80% são descartadas. No Brasil são 1 bilhão por mês, 66 por pessoa . Sendo que sacolas plásticas levam de 300 a 500 anos p se decompor. Eh um dano mediato e imediato para a natureza. O governo gasta 15 milhões de reais por ano para dragagem de rios pois tais sacolas poluem td, rios mares, solos e etc. Abandonados em vazadouros, esses sacos impedem a passagem da água, retardando a decomposição dos materiais biodegradáveis, e dificultam a compactação de detritos.
Ainda não temos uma Lei para isso, com exceção de Maringá no Paraná onde o Prefeito sancionou a Lei das sacolas ecológicas, ao contrário do Serra em SP que vetou qdo já tinha sido aprovada por unanimidade em 3 turnos...E agora aki no Rio o Secretário de Meio ambiente, Carlos Minc, está tentando, está tramitando na Alerj um Projeto de Lei que obriga os estabelecimentos comerciais a substituir gradativamente as sacolas plásticas por embalagens feitas com material biodegradável. Para viabilizar a substituição dos sacos plásticos, lojas de grande porte, como supermercados e redes de farmácia, irão recomprar 25% do material reciclado de catadores de lixo, ao longo de um ano. Neste prazo também, os comerciantes de comprometem a trocar, gradativamente, as sacolas plásticas pelas de papel.

Para estimular o que chama de consumo consciente (Educação ambiental), Minc, está propondo aos supermercados que montem um balcão e promovam a troca de 50 sacolas plásticas por 1kg de feijão. Ou passem a cobrar pelas sacolas distribuídas. Tal inciativa visa conscientizar a população dos danos causados ao meio ambiente com as sacolas que são jogadas na natureza. Quem sabe assim como hoje em dia não encontramos mais latinhas e garrafas PET um dia não vejamos mais sacos plásticos jogados no meio ambiente...

Existem 2 tecnologias das novas sacolas , uma importada da Inglaterra, as sacolas oxi-biodegradaveis que se decompoem em 2 anos- mas q se transformam num pó e tb agridem o meio ambiente e as sacolas com fibra de amido (milho) ou cana, tecnologia brasileira- que leva 3 meses p se decompor...Esse deveria ser o futuro, ou então deixarmos de aceitar sacos qdo fazemos compras e colocarmos em bolsas de pano ou mochilas, o que seria o ideal.
Na Alemanha desde 1991 tem Leis sobre isso, quem insiste em não levar suas sacolas de pano paga uma taxa, equivalente a R$ 0,60 a unidade... Na Irlanda desde 1997 paga-se um imposto de nove centavos de libra irlandesa por cada saco plástico. Isso fez multiplicar o número de irlandeses indo às compras com suas próprias sacolas de pano, de palha, e mochilas... Bem que essa moda podia pegar aki.
Mas se o material usado fosse reciclado já seria aquele avanço !!

O plástico mata cada ano cerca de 1 milhão de aves marinhas, 100.000 mamíferos e inumeráveis peixes.
Na África do Sul, os sacos de plástico são tão comuns, que são chamados de “a flor nacional”. Na Índia, cerca de 100 vacas morrem por dia por comerem sacos de plásticos atirados pelas ruas.
Em Bangladesh, Taiwan, Austrália, África do Sul e algumas zonas da Índia, é proibido o uso de certo tipo de sacolas de plástico nas lojas.

Irlanda

AÇÃO
Os fregueses das lojas têm de pagar um imposto de 15 centavos de libra irlandesa por saco de plástico.

RESULTADOS
• Estima-se uma diminuição de 90% no uso de sacos de plástico.
• Os fregueses compram sacos de compras fortes e reutilizáveis ou usam sacos de papel gratuitos, oferecidos pelas lojas.
• O dinheiro proveniente do imposto é usado para projetos ambientais.


Bangladesh


AÇÃO
Os sacos de politeno foram proibidos.

PENA
10 anos de prisão ou uma multa de $17.000 dólares americanos para qualquer um que fizer sacos de politeno e $9 dólares americanos para qualquer um pego usando um.

RESULTADO
Os sacos de juta estão agora sendo mais usados, o que incentivou a indústria da juta.


Taiwan


AÇÃO
O fornecimento gratuito de sacos de plástico pelas lojas foi proibido.

PENA
Até $8.600 dólares americanos para as lojas.
RESULTADOS
• Os trabalhadores do setor do plástico reclamaram. O governo concordou em ajudá-los a encontrar outros empregos.
• A lei ainda não se aplica a comerciantes dos mercados e vendedores ambulantes.

África do Sul

AÇÃO
O uso de sacos de plástico finos foi proibido.

PENA
Até dez anos na prisão ou multa de $13.800 dólares americanos para as lojas que usarem sacos de plástico finos.

RESULTADO
• Os fregueses das lojas pagam agora por sacos mais grossos, que são reutilizados e mais fáceis de reciclar.
• Menos quantidade de lixo. Entretanto, há uma preocupação de que, como apenas os sacos de plástico finos foram proibidos, ainda haja lixo proveniente dos sacos mais grossos.
• Muitas fábricas fecharam, porque não fazem sacos mais grossos, resultando na perda de empregos.
• As pessoas que fazem objetos com sacos de plástico têm agora de comprá-los e, assim, têm menos lucro.


Índia


AÇÃO
A produção, o estoque, o uso, a venda e a distribuição de sacos de politeno foram proibidos em estados como Himachal Pradesh, Goa, Kerala e Maharashtra.

PENA
Em Himachal Pradesh, até sete anos de prisão ou $2.000 dólares americanos para qualquer pessoa que estiver usando um saco de politeno.
RESULTADO
O impacto é limitado, porque a proibição não é imposta devidamente.





Fontes de Pesquisa: FunVerde, Tearfund, compilações diversas de sites de busca, Câmara estadual de Maringá etc (Pesquisa de Direito Ambiental)


OBS: Como já me perguntaram "E o lixo, vou colocar aonde?"

Vou postar aki a resposta: Embora tenha à venda em alguns supermercados uns sacos plásticos oxi-biodegradáveis para o lixo, o lance está mais no consumo consciente mesmo. Aquela coisa de vc não precisar do saco e pegar só por robotismo, como farmácia p uma coisinha pequena (p quê vc vai querer aquele saco peneno né) ou mesmo qdo ficamos nervosos qdo a "moça" só coloca um saco plástico para algo no mercado...Enfim são pequenas e sutis mudanças e sempre qdo não se fizer necessário, deixar o saco e pegar sua bolsa de pano.

Se essa lei se fizer cumprir teremos esse poblema do onde colocar o lixo então (o não reciclável no caso, pq diminuir o lixo já é o caminho), penso que as novas sacolas serão a resposta, pois a lei entrando em vigor os supermercados terão que usar 25% de plástico reciclado nas sacolas e entrando as oxi-biodegradaveis, será a solução para nosso lixo...

Um comentário:

Unknown disse...

Vou comprar sacolas que servirão tanto para feira como para supermercados. Mas tenho uma dúvida: como faremos para colocar sacos nos lixos (banheiro e cozinha), se não for plásticos. gostaria de uma idéia, pois estou disposta a colaborar com o NOSSO meio ambiente.