domingo, 23 de setembro de 2007

UM CONSUMIDOR MÉDIO DESCARTA no Brasil, EM UM ANO:

90 latas de bebida
107 garrafas ou frascos
45 kg de plásticos
70 latas de alimento
2 árvores gastas como papel
10 vezes o seu próprio peso em refugos domésticos

AJUDE A DIMINUIR ESTES NÚMEROS: REDUZA OS PADRÕES DE CONSUMO E SEPARE O SEU LIXO PARA PROCESSO DE RECICLAGEM !!

O desperdício no Brasil é considerado um dos maiores do mundo. A diferença é que nas nações desenvolvidas a reciclagem dos materiais supera a brasileira. O paulistano gera por dia 1,2 quilo de lixo domiciliar, enquanto o americano, 2 quilos e o japonês, 2,8 quilos. Embora a população desses países consuma mais e gere mais lixo, há mais consciência em relação ao reaproveitamento.

O Brasil recicla menos de 5% de seu lixo urbano. Esse percentual é de 40% nos EUA e na Europa, informa a UBQ (União Brasileira para a Qualidade). Apesar de o Brasil não estar na lista dos países mais preocupados com o desperdício, é campeão na reciclagem de papelão e de latas de alumínio.

Mas o Brasil só é líder na reciclagem nesses dois produtos por necessidade --e não por consciência. Mais de 300 mil catadores vivem do lixo para garantir renda mensal de até R$ 500.

Os catadores também usam o lixo orgânico para sobreviver. Na Ceagesp, em São Paulo, uma tonelada de alimentos é desperdiçada diariamente. "Nosso desperdício só não é o dobro por causa da ação dos catadores", diz Ossir Gorenstein, engenheiro da Ceagesp.

Confira os dez mandamentos do consumidor consciente, para ajudar o ambiente na hora das compras:

· Evite comprar frutas e legumes embalados em isopor - é um dos piores materiais para se decompor na natureza e não existe ainda reciclagem deste em todas as cidades.

· Compre produtos que tenham refil.

· Compre produtos de limpeza concentrados, que podem ser diluídos em água.

· Compre produtos cujas embalagens possam ser reutilizadas.

· No supermercado, coloque o máximo de produtos num mesmo saco e não embale duas vezes. O melhor seria não usar sacos plásticos e sim levar sacolas de palha, pano e mochilas. Em breve teremos uma Lei nesse sentido, e os sacos serão de material ecologicamente correto e recicláveis.

· Não compre sacos de lixo, reutilize sacolas plásticas de supermercados. Um dia tais sacolas não serão plásticas, mas de material ecologicamente correto...

· Evite usar produtos descartáveis. Compre conscientemente para gerar MENOS LIXO!

· Compre cartuchos de tinta reciclados para sua impressora.

· Imprima e tire cópias em modo econômico e SEMPRE em folhas frente e verso! Menos papel, menos desmatamento !

· Procure comprar caderno de papel reciclado (os ta Tilibra são lindos e o preço é quase o mesmo!). Folhas de impressora de papel reciclado, curriculuns e até convites de casamento estão na moda e são ecologicamente corretos!

· Procure comprar baterias e pilhas recarregáveis.

· Prefira lâmpadas fluorescentes às incandescentes. Elas são mais baratas e duram mais MAS infelizmente o material é muito químico, mercúrio puro e todo cuidado ao manuseá-la e na exposição é pouco. Há registros de câncer de pele devido a exposição da mesma. E ainda não temos uma política de meio ambiente para o descartamento desta, e jogada no lixo comum contamina o solo e etc.

Por: Karyne

Nenhum comentário: