domingo, 16 de março de 2008

CARNE CONTRIBUI PARA O AQUECIMENTO GLOBAL


Pecuária libera mais poluentes que os automóveis

De acordo com o relatório "A grande sombra da pecuária" (Livestock's Long Shadow) feito pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, o gado é responsável por cerca de 18% do aquecimento global, uma contribuição maior que a do setor de transportes. Os culpados são os gases metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O): este, eliminado pelo esterco, tem um poder aquecedor 296 vezes maior que o dióxido de carbono, e aquele um poder 23 vezes maior.

A criação de gado e a produção de alimentos ocupam 30% da superfície terrestre do planeta. O gado - que consome mais comida do que produz - também compete por água diretamente com os seres humanos. A previsão de que a produção global de carne mais que dobre até 2050, passando dos 229 milhões de toneladas no período de 1991 a 2001 para 465 milhões de toneladas até 2050.

Confira algumas recomendações que podem diminuir as emissões de gases pela pecuária:

Modere o consumo de carne; muitas pesquisas apontam que o excesso de produtos de origem animal é prejudicial à saúde.

Boa parte das emissões de poluentes vem dos aviões, navios e caminhões que transportam os alimentos do local de produção ao de consumo.

Outra opção é adotar uma dieta predominantemente vegetariana. Além de proporcionar uma grande variedade de sabores, contém uma série de nutrientes que não são encontradas na carne, embutidos e fast-food em geral.

http://www.conpet.gov.br/comofazer/comofazer_int.php?segmento=&id_comofazer_serie=95

Mais no blog http://www.fabricad.com.br/mais_consciencia

Nenhum comentário: