domingo, 16 de março de 2008

A PROBLEMÁTICA DAS PROTEÍNAS NA DIETA VEGETARIANA

As proteínas...esse é o drama sempre. Se vc visse as minhas unhas (sempre duras e fortes) não acreditaria que sou vegetariana há 2 anos e às vezes só como arroz integral e feijão!Td nutricionista diz q o alimento mais completo é arroz e feijão. Eu já digo arroz integral pois no banco n tem proteina, só carboidrato. Na casca q tem as proteinas. Mas o arroz com casca, n eh aquele marronzinho sem gosto q vendo no supermercado naum. Como o cateto integral da casa pedro ou o Raris q vende em super.A natureza mesmo mostra com os animais gordos e fortes como o boi que so come grama...e o cavalo que faz trabalho "braçal" e o elefante..enfim eles estão vivos há séculos a base de grama!!! Tá certo q precisam comer MUITA qtidade de grama p suprir as proteinas. Mas a gente n come só alface. Então se vc comer arroz int, feijão e uns legumes, já está mais q nutrido!!
Vc sabe qtas gramas de ferro (o principal elemento nutricional p vc n ficar com anemia) tem em 100 gramas de arroz integral? R: 50. E em 100gr aveia em flocos grossos (que eu misturo com o arroz e refofo na cebola e alho- vou passar essa receita!)? R: 55. Agora pasme: Em 100 gr de carne bovina tem 3 gramas de ferro e em 100gr de carne de frango míseros 1gr! Enfim como vê carne é um mito! Mesmo pq conheço pessoas q tem anemai comendo fígado, ecati e beterraba...E uma amiga minha q me zoava com as "proteínas" e hj tem anemia e a vegetariana aki dando cnsultoria p ela ha ha ha. Sem contar q vc sendo vegetariana terá o trânsito intestinal mto melhor, ficará seuinha na barriga e o melhor: não terá mais resfriados!!! Dor de cabeça e se cair doente a recuperação é mtooo melhor!!!Eu não me dou bem com a soja, e n acho ela tão necessária. P mim trata-se mais de apego alimentar p dizer q ela supre as proteinas e fica no lugar da carne, pq cmo vê arroz integral e aveia são imbatíveis. E espinafre, couve, vagem...
A clara do ovo tb eh uma fonte bárbara de proteina, e ela vc pode comer sempre pq o colesterol esta na gemea. Eh so cozinhar e tirar. Mas eu n como sempre naum. Como tb hamburguer de aveia com grão de soja, bem temperadinho eh uma delíciaaaa. Td mundo q come aki em casa quer a receita. Vc ainda pode colocar queijo e orégano dentro (eu faço friti à milanesa, mas bem sequinho com pouquinho óleo de canola com molho de tomate- filé a parmegiana hahahahah. E incremeto sempre meus temperos com gergelim preto, tofú defumado (que congelo e ralo e coloco uma colher no feijão e lentilha p dar aquele gosto de bacon, fiz uma feijoada e ninguem acreditou q n tinha carne!) tem a salsicha de tofu (vende no Natu diet enfrente ao shopping tijuca) q vc coloca no feijão ou no cachorro quente. E a alga Kombu que vc corta em pedacinhos uma folha (eh dura e cheia de sais) e coloca no feijao. Enfim ta td aí, sais minerais e etc! Eu tb tomo cápsulas de agar agar q eh o colágeno sem ser raspa de pata de boi, ecati. E ainda tem sais.
N eh necessario mas eu tomo a vitamina B6 que além de ser ótimo p ajudar no metabolismo das proteínas (beber no almoço) eh bom para TPM e diminui a vontade de comer doces e depressão. 11 reais na natudiet tb (Eu nao trabalho la naum tá hahahah eh q eh o melhor preço!)E a poderosa QUINUA REAL, o cereal do século Vou passar o texto dela, os austronautas comem em missap tamanho compexidade do alimento. E os incas tem osteoporose zero pq comem diariamente q nem arroz e feijão. Tem os graõs da quinua q misturo na salada de grão e até macarrão p quem é alergico a glutem. Mas come-la pura n rola..eh muito ruim...so com pepino. Mas nessa salada de grãos fica uma delicia! Vou te passar então as receitas!Vc verá q descobrirá um mundo novo da alimentação, longe da rotina no arroz, feijao e carne. Boa sorte! Bjss Ká

Nenhum comentário: